Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Se você tem dificuldades de receber um dívida, pode ser porque ainda não tentou isso:

    há 2 anos

     Fazer uma cobrança é sempre um desafio, sobretudo para as pequenas empresas. Conheça a seguir algumas dicas importantes para fazer uma cobrança mais eficiente.

    01) Converse

     Por mais óbvio que seja, o receio de em fazer uma abordagem apresentando uma cobrança é recorrente. A situação de um devedor é delicada, assim todo o cuidado e respeito são necessários ao lidar com essa situação, tendo sempre em mente, a atenção de não fazer nenhuma cobrança que possa ser considerada como vexatória. Então atente-se ao o tom de voz que irá adotar, se o pagamento estiver atrasado e você não se sentir confortável em usar a palavra “dívida”, pode dizer “débito” ou “valor em aberto”. E sempre que possível, esteja aberto a negociar e oferecer formas de facilitar o pagamento.

    2) Não deixe o devedor esquecer

     Tenha organizado toda a relação dos débitos seus clientes, pois não é raro o devedor esquecer de sua dívida, mas você deve manter ter isso dentro do seu controle, e não permitir-se esquecer. Essa organização é necessária tanto para apontar quais os débitos existentes, quanto para não ocorrer o equivoco de cobrar um cliente que porventura já tenha realizado o pagamento.

    3) Entende o seu cliente

     Não afaste a possibilidade de seu cliente estar passando por um momento de fragilidade financeira, inviabilizando que cumpra com todas as obrigações que foram assumidas por ele. Mesmo que cobre de forma educada, deixe aberto espaço para dialogar. Segundo informações de um relatório da Zendesk, empresa que é especializada em atendimento, 30% dentre as pessoas da pesquisa acreditam que o aspecto de maior relevância na de um atendimento é que o suporte seja amigável.

    Imprevistos são previsíveis, mas nem todos estão com uma preparação necessária para conseguir enfrentar essa situação de forma menos onerosa, por isso pode ser interessante da sua parte apresentar formas de simplificar o pagamento.

    Você tem ou já teve alguma dificuldades em cobrar uma dívida?


    • Publicações59
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/se-voce-tem-dificuldades-de-receber-um-divida-pode-ser-porque-ainda-nao-tentou-isso/1411750574

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)