Se você tem dificuldades de receber um dívida, pode ser porque ainda não tentou isso:
Fazer uma cobrança é sempre um desafio, sobretudo para as pequenas empresas. Conheça a seguir algumas dicas importantes para fazer uma cobrança mais eficiente.
01) Converse
Por mais óbvio que seja, o receio de em fazer uma abordagem apresentando uma cobrança é recorrente. A situação de um devedor é delicada, assim todo o cuidado e respeito são necessários ao lidar com essa situação, tendo sempre em mente, a atenção de não fazer nenhuma cobrança que possa ser considerada como vexatória. Então atente-se ao o tom de voz que irá adotar, se o pagamento estiver atrasado e você não se sentir confortável em usar a palavra “dívida”, pode dizer “débito” ou “valor em aberto”. E sempre que possível, esteja aberto a negociar e oferecer formas de facilitar o pagamento.
2) Não deixe o devedor esquecer
Tenha organizado toda a relação dos débitos seus clientes, pois não é raro o devedor esquecer de sua dívida, mas você deve manter ter isso dentro do seu controle, e não permitir-se esquecer. Essa organização é necessária tanto para apontar quais os débitos existentes, quanto para não ocorrer o equivoco de cobrar um cliente que porventura já tenha realizado o pagamento.
3) Entende o seu cliente
Não afaste a possibilidade de seu cliente estar passando por um momento de fragilidade financeira, inviabilizando que cumpra com todas as obrigações que foram assumidas por ele. Mesmo que cobre de forma educada, deixe aberto espaço para dialogar. Segundo informações de um relatório da Zendesk, empresa que é especializada em atendimento, 30% dentre as pessoas da pesquisa acreditam que o aspecto de maior relevância na de um atendimento é que o suporte seja amigável.
Imprevistos são previsíveis, mas nem todos estão com uma preparação necessária para conseguir enfrentar essa situação de forma menos onerosa, por isso pode ser interessante da sua parte apresentar formas de simplificar o pagamento.
Você tem ou já teve alguma dificuldades em cobrar uma dívida?
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.